A Energia Solar é uma das fontes de energia alternativa que mais tem crescido nos últimos anos. De acordo com o BP Energy Outlook, até 2040, cerca de 48% da energia mundial deve ser biosustentável. Só nos próximos 5 anos, estima-se um aumento anual de até 40% no setor, gerando maiores oportunidades de emprego.
Esse artigo foi criado pensando em você, que ainda desconhece o processo de produção de energia solar. Entenda os detalhes seguindo com a leitura!
O que é a Energia Solar?
A energia solar é uma fonte de energia alternativa e sustentável, conhecida por ser a mais limpa dentre as fontes de energia desenvolvidas pela humanidade até hoje.
Além de ajudar no controle de emissão de gás carbônico e outros poluentes na atmosfera, a energia solar não necessita de grandes modificações dos recursos naturais. Os módulos fotovoltaicos captam a luz do sol e a direciona para os inversores solares, que são responsáveis por convertê-la em características da rede elétrica.
O que são Módulos Fotovoltaicos?
Os módulos fotovoltaicos ,que também são conhecidos como painel solar, são placas de silício capazes de captar a luz do Sol, transformando em energia.
O efeito fotovoltaico em si é antigo, foi descoberto em 1839, por Alexandre E. Becquerel. Anos mais tarde, foi descoberta a eficiência da célula fotovoltaica de silício e, a partir daí, esse tem sido o elemento mais utilizado no desenvolvimento de painéis solares, seguido de seleneto de cobre, índio e gálio.
A longevidade do módulo fotovoltaico é de aproximadamente 25 anos, a depender da qualidade do material desenvolvido e dos cuidados de rotina, como limpeza e manutenção preventiva.
O que é um Inversor Solar?
O inversor solar é o equipamento que compõe o sistema de energia solar. Sua função principal é converter toda a energia captada pelo painel solar em eletricidade.
Além disso, o inversor também cumpre o papel de garantir a segurança e a eficiência do sistema fotovoltaico, providenciando a tensão ou corrente alternada na saída do inversor.
Os inversores podem ser divididos em duas categorias: tradicionais (ou "string") e de tecnologia MLPE (Eletrônica de Potência à Nível Módulo).
Qual a diferença entre Strings e MLPE?
String
Tecnologia MLPE
Energia On-Grid x Off-Grid
Os sistemas de energia solar também podem operar de duas formas: com a energia conectada à rede (on-grid) ou não conectada à rede (off-grid).
O sistema on-grid possui uma dependência de conexão à rede de energia elétrica comum, agindo principalmente em um sistema de compensação energética. Ou seja, você ganha créditos pela energia solar gerada, lançando na rede comum, trocando a energia com a elétrica, de acordo com as normas padrões definidas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Já no sistema off-grid, você encontrará as famosas baterias solares. Você pode utilizar a energia normalmente ao longo do dia, armazenando a energia para à noite, quando não há incidência solar. No entanto, para se tornar eficiente, é preciso assegurar que a energia armazenada será suficiente para atender a demanda. Ao esgotar, a transferência solar automática alterna a energia principal (solar) com a secundária (elétrica).
Chegamos ao final de mais um artigo. Se você achou útil, não esqueça de compartilhar com amigos e deixar o comentário com o que achou do tema. Para fazer parte e começar a usar a energia alternativa mais econômica que existe, não deixe de clicar aqui para falar com a nossa equipe e solicitar o orçamento do seu projeto.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!