Como uma das fontes de energia que mais crescem em todo mundo, o setor de energia solar possui grandes promessas para os próximos anos, especialmente no Brasil.
Hoje, somos destaque mundial quando o assunto é energia solar fotovoltaica, já que somos uma nação favorecida pelas leis e que tem valorizado cada vez mais o desenvolvimento de energias alternativas e altamente sustentáveis.
Conheça as 3 principais previsões para o setor de energia solar no Brasil. Vamos lá?
H2: Brasil no TOP 3 mundial
Para 2021, a previsão mais esperada é que o Brasil alcance o 3º lugar no pódio mundial, com um dos maiores mercados de distribuição de energia solar que existe.
São muitas as iniciativas que favorecem o lugar no Top 3, sendo que o incentivo regulamentário ganha maior destaque, permitindo a utilização de um sistema de geração de energia solar com baixo custo na conta de luz.
H2: Crescimento anual de 40%
Anualmente, a energia elétrica tem uma alta gradual de seu valor, enquanto a energia solar mantém uma estabilidade. De acordo com as estatísticas, é previsto um crescimento anual de 40% no volume de energia solar no Brasil para os próximos cinco anos.
Quando comparamos com o ano de 2018, quando a taxa de energia solar gerada no Brasil alcançava 2,34 GW, encontramos um aumento constante no volume de energia gerada no país. Nesse cenário, a previsão é de que o Brasil chegue a 12,5 GW de energia gerada até o ano de 2023, sendo que houve um aumento de 70% na instalação de energia solar só em 2020, durante a pandemia de Covid-19 - um reflexo de reajustes da Aneel e do aumento da conta de luz.
H2: Sem impostos para importação
Uma grande vantagem da Energia Solar para o ano de 2021 é a isenção de ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de transporte Interestadual e Intermunicipal de Comunicação, administrada pela Secretaria da Fazenda e Planejamento). Felizmente, é possível realizar a importação de equipamentos importantes para a geração de energia solar, como inversores, conversores estáticos e outros, sem influência direta das taxas e impostos abusivos. A medida foi imposta pelo governo e segue válida até o final do ano vigente.
Faça parte dos usuários que consomem a energia mais limpa, sustentável e 100% renovável existente. Gostou? Confira esse artigo para entender como você pode economizar com a energia solar.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!